Campeão gaúcho de kart em 2024 na categoria F4 200 kg, o piloto Guilherme Corso viveu na última semana um novo desafio em sua recém iniciada carreira. No Circuito Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita (RS), ele fez sua estreia no Campeonato Sul-Brasileiro e em uma categoria de motores de 125cc.
Apoiado pelo Fiesporte, projeto da Prefeitura de Caxias do Sul e da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Corso deu uma “guinada” em suas pretensões. “Minha ideia era correr o Sul-Brasileiro na F4 195, uma categoria de motores 4 Tempos, que se adequava à que eu corri o Gaúcho”, lembra o piloto. “Porém, como não teve a F4 195, tive que correr na Sênior AM X30, com motores mais potentes”, completa.
E, assim, se iniciava o desafio para Guilherme Corso, que competia pela primeira vez no Circuito Velopark, com um kart sensivelmente mais rápido e, até o penúltimo dia, em pista molhada. “Foi um grande desafio, porque tudo era novo para mim. Então, treinamos muito, durante vários finais de semana, sempre apoiado pela Mittag Racing, minha equipe, que fez um ótimo trabalho”, elogiou Guilherme Corso.
Os treinos prévios permitiram que Corso evoluísse de forma gradual, a ponto de o piloto fechar sua primeira tomada de tempos na chuva com a 2ª posição entre os 10 concorrentes em pista. Na primeira das três provas previstas – ainda com chuva –, o piloto de Caxias do Sul marcou a volta mais rápida e terminou em quinto.
No sábado, dia da definição dos novos campeões de um dos eventos mais importante do kartismo brasileiro, Guilherme Corso foi envolvido em um acidente na segunda corrida após completar apenas duas voltas. O abandono o obrigou a largar da 10ª e última posição na prova seguinte, mas, determinado e concentrado, o piloto da Mittag Racing superou cinco concorrentes e recebeu a bandeirada em quinto.
Após a soma dos pontos, Guilherme Corso terminou a 28ª edição do Campeonato Sul-Brasileiro no pódio, na terceira posição. “O acidente na segunda corrida me tirou todas as chances de lutar pelo título, pois não havia descarte de resultado. Fiquei frustrado por isso”, lamentou o piloto.
Ao fim de tudo, Guilherme Corso fez seus agradecimentos e um balanço bastante positivo de suas diversas estreias. “Agradeço muito ao Programa Fiesporte da Prefeitura de Caxias do Sul, que me proporcionou o recurso necessário para minha participação em meu primeiro campeonato nacional”, disse Guilherme Corso. “Foi minha primeira vez neste kartódromo, primeira vez na chuva e primeira vez com um motor bem mais potente Sou um pouco mais pesado e isso atrapalhou um pouco minha competitividade. Mas consegui superar todos os obstáculos e só posso dizer que foi uma experiência muito positiva. Agradeço à Mittag Racing e a todos que me apoiaram dentro e fora da pista”, finalizou.
Guilherme Salvador Corso, piloto da Associação JMP Racing, é financiado pela Prefeitura de Caxias do Sul e Secretaria Municipal do Esporte e Lazer, através do Fiesporte, com o projeto JMP RACING no Sul-Brasileiro de Kart/Prefeitura de Caxias do Sul.
KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Principal objetivo do bicampeão brasileiro é disputar o Mundial da categoria no final do ano no Bahrein
Piloto compete com o importante apoio da Motori Brasil e da equipe MV Racing
Piloto do Mato Grosso lidera a temporada na Rookie e é o segundo colocado na classificação geral
Paranaense utilizou a competição para se preparar para disputar o Sul-Americano na OK Júnior em julho no Chile