As duas últimas semanas foram de grande importância para o kartismo brasileiro. Em Aracaju (SE), no Kartódromo Emerson Fittipaldi, com mais de 260 inscrições, foi realizada a 26ª edição da Copa Brasil, o segundo evento nacional mais importante de cada temporada.
Reunindo 23 pilotos de todo o Brasil, um dos maiores grids da competição, a Cadete foi palco para que o jovem Eliabe Mastella – 3º colocado na edição passada na Mirim – vivesse uma semana de intenso aprendizado.
E, estreando em uma nova equipe, a JKM Motorsport, comandada pelo preparador José Alencar Costa, o “Zé”, o piloto tocantinense participou de momentos importantes para sua formação como piloto. “Neste novo passo na carreira do Eliabe, agora na Cadete, ele passará a ser atendido pela JKM neste ano e também em 2026”, conta Giovano Cavalheiro, pai de Eliabe Mastella.
Em fase de adaptação à nova categoria e competindo pela primeira vez no traçado do kartódromo sergipano, Eliabe Mastella mostrou gradativa evolução ao longo dos três dias de atividades em pista.
Na Final, a prova mais importante da Copa Brasil, ele participou de disputas intensas e somou um grande aprendizado, que colocará em prática em novembro, quando disputará o Campeonato Brasileiro em Santa Catarina.
“O Eliabe viveu uma semana intensa e inesquecível em meio aos principais pilotos da categoria no Brasil. Mas, acima de tudo, ganhou uma ‘bagagem’ de ensinamentos e experiências fundamentais para seus próximos passos no kartismo”, analisou Giovano Cavalheiro, pai do piloto. “Vamos disputar o Brasileiro em novembro, mas antes temos planos de competir em uma etapa do Light e também na Copa Beto Carrero para aprimorarmos nossa preparação”, finalizou.
QUATRO PÓDIOS NACIONAIS – Eliabe Mastella teve seu primeiro contato com o kartismo em meados de 2023 e começou a competir em eventos nacionais em 2024, onde já conquistou quatro pódios.
Em abril de 2024, o piloto do Tocantins venceu o Campeonato do Nordeste na Bahia e dois meses depois terminou o Troféu Ayrton Senna em 4º. Ainda no ano passado, Eliabe finalizou a Copa Brasil em 3º após largar em 10º na Final.
E mais recentemente, em maio deste ano, Eliabe Mastella foi o 3º colocado no Campeonato do Nordeste no Pará, já na categoria Cadete.
KG COM Assessoria de Comunicação - Erno Drehmer (MTb/RS 14.706)
Foco do piloto tocantinense agora é se preparar para disputar o Campeonato Brasileiro em novembro.
Piloto paranaense também competiu na OK-N Júnior, mas abandonou a Final por quebra de motor após figurar em 3º
Enzo Prando e Marcos Borenstein conquistaram três troféus no Kartódromo Emerson Fittipaldi, em Aracaju (SE)
Perda de 100% da pressão no carburador causou o abandono do piloto paulista no momento em que liderava a corrida decisiva em Aracaju (SE)