Bastante atrasado por conta da pandemia de Covid-19, somente agora, em setembro, o automobilismo brasileiro vai retomando suas atividades e cronogramas. E uma das categorias mais prejudicadas pela pandemia foi a Turismo 1.4 BR, criada por iniciativa da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA), através de seu diretor de velocidade, Urbano da Silva, e do presidente Carlos de Deus, com o aval da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).
Devido a impossibilidade da realização de um campeonato com três etapas como previsto, a solução foi condensar a temporada em um único final de semana na disputa do Troféu Brasil de Turismo 1.4.
A FGA apresentou à Confederação Brasileira de Automobilismo o formato de prova única e a disputa do Troféu Brasil. Com o aval da entidade, ficou definido que o Troféu Brasil de Turismo 1.4 será disputado no Autódromo de Tarumã, no próximo dia 29 de novembro e em paralelo com a realização de etapa da Turismo Nacional e decisão do campeonato gaúcho.
O Automóvel Clube do Rio Grande do Sul também é parceiro na realização do certame, com o suporte da mesma equipe que reformatou com sucesso as 12 Horas de Tarumã em 2019 sob a liderança de seu presidente, Rodrigo Machado. “O Turismo 1.4 Brasil posiciona-se como uma categoria intermediária, entre o regional e as provas de turismo nacional, que se encontra um nível acima. Buscamos fomentar novos valores para todas as categorias e o sucesso já é comprovado, como podemos ver nas 12 Horas de Tarumã, que vai para sua segunda prova apenas com carros da categoria”, destacou Urbano da Silva.
O regulamento técnico aplicado será baseado integralmente no mesmo utilizado pelo Campeonato Gaúcho de Turismo 1.4. A motorização é a Chevrolet 1.4 sem nenhuma preparação, ECU do motor padronizada e molas e amortecedores também padronizados. O conjunto mecânico pode ser instalado em qualquer carro de produção Mercosul, independentemente de marca. O regulamento desportivo está em fase final de formatação e o regulamento técnico do Campeonato Gaúcho pode ser acessado no site da FGA - https://www.fgars.org/wp-content/uploads/2020/08/MARCAS-1-4-2020-FINAL-18-02.pdf.
Nos próximos dias será divulgado o regulamento técnico e desportivo exclusivo da categoria, bem como o formato da etapa única do Troféu Brasil de Turismo 1.4.
Clube de automobilismo tem como objetivo principal contribuir de forma estruturada para o desenvolvimento do kartismo no Brasil com um modelo de gestão ética, foco em formação e governança clara
Paulista venceu as duas provas na F4 Sprinter e fez impressionante recuperação na 2ª bateria da X30 Sprinter
Campeão da Fórmula 2 e piloto de testes da Aston Martin na Fórmula 1 substituirá Nick De Vries na Mahindra Racing
Isabelly Melniski foi a 3ª colocada na F4 Júnior Light e Bruno Souza foi destaque na F4 Graduados após largar em 14º e terminar em 2º na segunda bateria